A organização curricular do Colégio Nossa Senhora Aparecida atende aos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 – LDB, com oferta de no mínimo 200 dias letivos e carga horária mínima 1.200 horas anuais.

Para ampliar a preparação e a admissão em Instituições de Educação Superior, o Ensino Médio possui uma carga horária ampliada, perfazendo um total de 3600 horas de Educação Geral.

Entendemos que a proposta curricular não é simplesmente a organização formal das disciplinas e conteúdos, mas sim um instrumento norteador do trabalho docente, provisório e inacabado, sempre aberto à incorporação de saberes e expressões culturais de seus agentes.

Assim, há espaço para projetos interdisciplinares, que atuarão:

  • no resgate de valores morais, éticos, religiosos, cívicos, entre outros relegados a níveis inferiores;
  • no desenvolvimento pedagógico e cognitivo do aluno;
  • no trabalho com a auto estima, valorizando o aluno como ser humano inteligente e capaz;
  • nas diversidades, excluindo todo tipo de preconceito;
  • na inclusão educacional responsável como direito constitucional das pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • no entendimento de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e deveres estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, através de Lei 8.069/90;
  • em eventos e datas comemorativas que tragam conhecimento, cultura e apresentem formas diferenciadas de aprender.

Além de um currículo rico em atividades e projetos que acompanham a nossa proposta, oferecemos uma nova modalidade de aprendizagem para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio:

 

Monitoria Portal Sas

Com esta proposta tecnológica e inovadora, oferecemos aos alunos serviço de monitoria onde fazemos o acompanhamento ao portal Sas, Estes momentos de estudo acontecerão no período contrário ao que o aluno estuda com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais no laboratório de informática e são acompanhados por um profissional da área.

São momentos significativos de aprendizagem de forma prática e prazerosa. Ressaltamos que este momento de estudo não implica em custos adicionais às famílias.

 

Oratória e Atualidades

Por meio de assuntos selecionados, os alunos terão a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico, além de aprimorarem habilidades de falar em público, liderar e negociar conflitos por meio de debates que serão organizados ao longo do processo.

 

Estudo Supervisionado

Neste espaço os alunos poderão realizar suas tarefas e pesquisas escolares com a supervisão de um professor.

 

Animação Pastoral

O projeto visa à formação humana e espiritual do aluno e a projeção com os benefícios da mesma na família e na sociedade como um todo.

 

Artes e Ciência

Através da dança, música e teatro o aluno desenvolve senso artístico, criatividade, crescimento pessoal e social.

 

Educação Financeira

Por meio de palestras, pesquisas e visitas a estabelecimentos comerciais e públicos esta oficina ajudará os alunos a serem mais conscientes, menos consumistas e mais responsáveis com a aplicação do próprio dinheiro.

 

Esportes

A prática de esportes é benéfica até mesmo para a sociedade pois, além de desenvolver a formação da cidadania, reduz o aparecimento de doenças e contribui para a formação física e psíquica.

 

Informática (Portal Sas)

Neste espaço os alunos irão  aprofundar seus conhecimentos em informática e poderão navegar na internet com acesso às vídeo-aulas que o portal oferece.

 

Acompanhamento em Coaching

Consiste em orientar e acompanhar os alunos do 9º ano e Ensino Médio com o objetivo de ajudá-los a definir metas, a avaliar e melhorar o desempenho escolar, além de capacitá-los para a descoberta/escolha de uma vocação/profissão em vista de um futuro promissor.

 

Robótica Educacional

Através da robótica o aluno tem a oportunidade de aprimorar conceitos vistos em sala de aula de forma dinâmica, inovadora e prazerosa.